Conferência: O Conselho do Império Colonial/Conselho Ultramarino sob o signo do Estado Novo (1935-1974)

>> segunda-feira, 12 de outubro de 2009


 IV Ciclo de Conferências «Ciência nos Trópicos»

15 de Outubro às 17h30

Conferencista: Sandra Araújo (IHC, FCSH/UNL; NICPRI, UE)

Comentador: Helder Adegar Fonseca (UE)

Resumo: O Conselho do Império Colonial (1935-1951) /Conselho Ultramarino (1951-1974), durante o Estado Novo, foi o principal organismo colegial e consultivo permanente, integrado no Ministério das Colónias/Ultramar, com as funções de Aconselhar e Julgar.
A conferência tem como objectivo caracterizar essa instituição, reflectindo acerca sua evolução política e institucional, do seu funcionamento e composição.
Enquanto estrutura colegial e consultiva da Administração Colonial Portuguesa, reuniu um conjunto de homens experientes, uma elite conhecedora dos espaços e das realidades do Império. Funcionou como um elemento de produção e estabilização político administrativa e
doutrinária, cuja actividade e composição estiveram crescentemente sujeitas a um apertado controlo, durante a vigência do referido regime.

Sandra Araújo é actualmente doutoranda no NICPRI - UE e membro colaborador das equipas de investigação do IHC - FCSH/UNL e do NICPRI- UE.

"O Conselho do Império Colonial/Conselho Ultramarino sob o signo do Estado Novo (1935-1974") corresponde à sua dissertação de Mestrado em História Contemporânea: Área do Século XX - FCSH/UNL, orientada pela Professora Doutora Maria Fernanda Rollo - IHC - FCSH/UNL (defendida publicamente, em Novembro de 2008).

Sala do Brasil (AHU), Calç. da Boa-Hora, nº 30, Lisboa

Informações:  ahu@iict.pt tel: 213616330

http://www2.iict.pt/?idc=13&idi=15240

0 comentários: