Lançamento do livro "Breve Histórias dos Judeus em Portugal"

>> terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lançamento do livro "Breve Histórias dos Judeus em Portugal" de Jorge Martins, no dia 17 de Outubro, pelas 15 horas, na "Casa do Castelo" no Largo do Castelo do Sabugal.

Jorge Martins é investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE, é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006) e professor de História desde 1978. Pertence ao quadro da Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha, é professor convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas – Odivelas.
Autor dos três volumes de Portugal e os Judeus, Jorge Martins tem-se debruçado sobre a esquecida temática dos Judeus na História de Portugal.
Com o recente interesse suscitado pelos vestígios judaicos descobertos no concelho do Sabugal, foi o autor impelido a apresentar o seu ultimo livro dedicado a esta temática em plena Judiaria do Sabugal, no local onde se pensa ter existido a grande Sinagoga do Sabugal.
Sabendo que os Judeus foram uma comunidade com uma importantíssima presença na história da Ibéria, que foram perseguidos durante mais de 300 anos e que o tema do Judaísmo tem sido esquecido pela maior parte dos historiadores, este acontecimento ganha um especial significado e importância ao realizar-se numa das mais esquecidas Judiarias da Ibéria.


Ao lançar no Sabugal o seu livro "Breve Histórias dos Judeus em Portugal" o autor pretende também chamar a atenção para a necessidade de estudar e historiar os vestígios da comunidade Judaica existentes no Concelho do Sabugal.


A obra será apresentada por Carlos Alberto Gomes Dionísio, licenciado em História, natural do Concelho do Sabugal.

0 comentários: