Noticia: Casa do Miradouro vai ser requalificada

>> terça-feira, 13 de outubro de 2009


A Casa do Miradouro vai entrar em profundas obras de requalificação. Os trabalhos estão avaliados em 700 mil euros. A ‘Colecção de Arqueologia Dr. José Coelho’ e a sede da Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu vão ficar ali instaladas. Esta ‘Casa’ constitui um dos raros testemunhos da arquitectura residencial renascentista.Mandada edificar pelo chantre da Catedral de Viseu, Fernão Ortiz de Vilhegas, na primeira metade do século XVI, o imóvel sofreu alterações significativas, no século XVIII, e vai passar a fazer parte da Rede Municipal de Museus. O investimento insere-se no ‘processo de regeneração urbana, integrada no Plano Estratégico para o Centro Histórico de Viseu’, apresentado pelo município em Fevereiro de 2008, recordou Américo Nunes. Na ‘Casa do Miradouro’ nasceu José Azeredo Perdigão, que foi presidente da Fundação Gulbenkian. O início das obras está previsto para dentro de 30 dias e deverão estar concluídas dentro de 14 meses.

Fernando Ruas disse que estamos perante ‘um momento importante na requalificação urbana do centro Histórico’, adiantando que as verbas a investir em requalificações do género, começam a ser secundárias, quando se trata bem das finanças da autarquia, definidas com tempo e com rigor’. A arquitecta Margarida Henriques ocupou-se, em traços gerais, do que vai acontecer ao edifício, o qual manterá a traça exterior, devidamente recuperada, enquanto ‘no interior, as intervenções vão ser realizadas com carácter de reversibilidade’. Adiantou que ‘quem vier daqui a uns anos poderá retirar o que quiser’, sem prejudicar nada, ou seja: o objectivo da intervenção é a de dotar o edifício das necessárias condições de habitabilidade e funcionalidade, preservando e recuperando as fachadas exteriores na sua globalidade.

Todas as alvenarias serão mantidas. O sistema construtivo principal será reforçado pontualmente com vigas metálicas. Margarida Henriques informou ainda que 30 % da área exterior (jardins) vai ser alvo de sondagens arqueológicas. No piso 0 ficarão os serviços da SRU (atendimento, sala de reuniões, espaços comuns, cafetaria, e serviços de apoio); no 1.º, os serviços da SRU, sala de trabalho e espaço museológico.

Noticias de Viseu, 10/10/09

0 comentários: