Noticia: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha candidata-se ao Prémio Europa Nostra 2010

>> quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O projecto de conservação e restauro do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, em Coimbra, cujo processo se desenvolveu ao longo de 14 anos, candidatou-se a um dos mais importante galardões europeus, o Prémio Europa Nostra 2010.

Artur Côrte-Real, coordenador do sítio arqueológico, cuja origem data do século XIV, revelou que a candidatura incide sobre a conservação e restauro, no contexto geral da intervenção que se desenvolveu ao longo de 14 anos.

“Foi uma candidatura complexa”, declarou o coordenador, frisando que resulta de uma concertação de esforços com a Direcção Regional de Cultura do Centro, e compreendeu informação técnica e científica sustentada num conjunto de plantas, fotografias e outros documentos.

É um galardão “importante para a visibilidade internacional” que “marca no património europeu os lugares que merecem distinção”, disse Artur Côrte-Real, ao aludir à sua importância para o turismo cultural, nacional e internacional.

O Prémio Europa Nostra, criado pela União Europeia em 2002, representa cerca de 250 organizações não governamentais, 150 organizações associadas e 1500 membros individuais, oriundos de mais de 50 países e que se dedicam à protecção do património e das paisagens culturais.

Todos os anos são entregues seis prémios de 10.000 nas várias categorias, e ainda menções honrosas. O Prémio Europa Nostra 2010 será entregue em Istambul no mês Julho desse ano.

Artur Côrte-Real revelou que o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, desde que reabriu ao público em finais de Abril passado já acolheu cerca de 40 mil visitantes, “ultrapassando as expectativas”. No período do Verão chegou a ter, em média, 400 visitantes por dia.


Público, 14.10.2009

0 comentários: