Conferência «Pensar o Museu» em Serralves dias 26 a 28

>> terça-feira, 10 de novembro de 2009

Serralves vai promover a conferência internacional «Pensar o Museu», dias 26 a 28 de Novembro, às 21:00 horas, sobre «a importância da Arte e dos Museus», com vários especialistas.

A iniciativa surge na sequência das celebrações dos 20 anos da criação da Fundação de Serralves (em 1989) e os 10 anos da inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

As sessões, que decorrem em três momentos, no auditório, vão debater «o futuro dos museus de arte contemporânea e as dinâmicas subjacentes à produção, mediação e recepção da arte», segundo o divulgado em comunicado.

No dia 26 de Novembro, o tema é «O que podemos esperar da arte no século XXI?», debatido pelo professor de Arte e Arqueologia da Universidade de Princeton, Hal Foster. A apresentação é de Maria Teresa Cruz, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

A 27 de Novembro, estará em discussão «Qual a função dos museus de arte contemporânea?», com Boris Groys, professor de Estudos Russos e Eslávicos da Universidade de Nova Iorque. A apresentação é de António Guerreiro, ensaísta e crítico literário do Expresso.
Por fim, a 28 de Novembro, Benjamin Buchloh, professor de Arte Moderna da Universidade de Harvard, vai orientar a discussão do tema «Serão os museus instrumentos ao serviço da indústria da cultura?».


Diário Digital, 09/11/09

0 comentários: