Noticia: Castelo de Milfontes: Imóvel de Interesse Público com 400 anos está à venda

>> segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Forte de São Clemente, mais conhecido como Castelo de Milfontes, no concelho de Odemira, um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público, que "protege" há mais de 400 anos a foz do Rio Mira, está à venda.

Comprado em 1903 em hasta pública, quando "o Estado precisava de dinheiro" e o edifício deixou de ter uma "função militar", segundo explica o historiador local António Quaresma, o Castelo de Milfontes, depois de passar por vários proprietários, está de novo à venda.

Em declarações à Agência Lusa, António Quaresma defende que esta é uma oportunidade para a única fortificação do género no concelho de Odemira regressar para a tutela do Estado e se tornar "um edifício aberto ao público", com "funções culturais" e eventualmente "comerciais".

"Como propriedade privada, vai continuar como um edifício fechado ao público, que poderá ser usufruído por meia dúzia de pessoas", argumenta, destacando que o edifício foi construído em 1602, a mando da realeza, para proteger a região de ataques "de corsários" e "de Inglaterra".

A entrada do Castelo remete qualquer visitante para outros tempos: o acesso à porta principal do edifício é feito por uma ponte levadiça, agora permanentemente deitada, que passa por cima de um antigo fosso, transformado num jardim verde, a partir de onde heras trepam as paredes.

Após ser alvo de obras de recuperação por D. Luís de Castro e Almeida, que adquiriu o imóvel em 1939, o Castelo serviu de residência, mas também de "casa de hóspedes", actividade que manteve até há pouco tempo.

O actual proprietário, que prefere não revelar a sua identidade, revela à Lusa ter decidido há alguns meses vendê-lo, quando verificou já não reunir condições para manter a "casa de hóspedes", tendo confirmado a visita de alguns interessados, "sobretudo portugueses".

Admitindo a possibilidade de venda ao Estado, o proprietário vê o Castelo "uma casa", e considera difícil a "transformação" necessária para que "tenha interesse público", mostrando preferência em "manter o espírito da casa".

António Quaresma reconhece a "importância" da intervenção privada na conservação do edifício, apesar de "obras destinadas a torná-lo mais habitável", que lhe "conferiram um aspecto um pouco diferente", mas insiste: "o caminho a tomar agora é de novo torná-lo um edifício público".

O especialista, destacando a "preservação do Forte em termos arquitectónicos", defende a actuação, como entidade pública, da Câmara de Odemira.

Contactado pela Lusa, o vereador da Cultura, Helder Guerreiro, confirmou ter conhecimento da situação do imóvel, remetendo eventuais esclarecimentos para o presidente da autarquia, que não foi possível contactar em tempo útil.

Construído na margem direita do Rio Mira, o Forte tem uma vista privilegiada sobre a foz, o que lhe permitiu, em tempos, proteger Vila Nova de Milfontes, localidade que hoje é dos pontos mais visitados do Litoral Alentejano durante o Verão.

O Castelo de Milfontes, alvo frequente das objectivas dos turistas, que geralmente não ousam atravessar o portão fechado, pode ser encontrado à venda, entre várias "casas de luxo", no site da imobiliária Sotheby's International Realty.

Público, 22/11/09

http://www.publico.clix.pt

0 comentários: