Noticia: Museu do Côa abre mesmo sem autarquias e sem privados

>> sábado, 7 de novembro de 2009

Administração Central assumirá a gestão do equipamento, com abertura prevista para Março


O Museu do Côa vai abrir mesmo que o modelo de gestão adoptado não inclua a participação de autarquias e privados.
A Administração Central pode assumir sozinha o equipamento, com abertura prevista para a Primavera de 2010.
"A questão do modelo de gestão é um falso problema", disse, ao JN, Fernando Real, do Grupo de Trabalho do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, que se extinguirá após a abertura do espaço museológico. "Esta dificuldade só se levantou porque estávamos num período pré-eleitoral, em que houve algum ruído", realça o responsável, garantindo que a forma de gerir aquela estrutura "sempre esteve pensada" e que "há mesmo estudos de viabilidade económica e financeira".

Fernando Real explica que "a Administração Central tem responsabilidades na gestão financeira de um empreendimento desta natureza", até porque o museu pertence ao Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e o Governo tem "um compromisso perante a região, o país e a UNESCO de de-senvolver este equipamento".

Por isso, o também assessor da direcção do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e que presidiu ao extinto Instituto Português de Arqueologia, diz que não faz sentido continuar-se a falar na falta de um modelo de gestão para protelar a abertura do Museu do Côa. "Não percebo muito bem onde se quer chegar. Deve haver algum interesse que se me escapa", enfatiza.

E foi por causa daquele alegado "megaproblema" que também tem vindo a ser adiada a aprovação, em Conselho de Ministros, do Plano de Ordenamento do território que corresponde ao PAVC. E isto 13 anos após a sua criação. Fernando Real assegura que o documento "está concluído e pronto a ser aprovado", e, segundo diz, "vai facilitar a vida às autarquias em termos de licenciamentos naquela área".

A inauguração do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa é que só deverá ocorrer em Fevereiro ou Março de 2010, coincidindo com o período em que no Douro Superior se fazem as festas das amendoeiras em flor. "Pessoalmente, acho que seria uma altura estratégica para o inaugurar", opina Fernando Real, pois "não fará sentido abri-lo numa época baixa, em que faz frio e em que as estradas terão gelo". E como "atrás de tempo, tempo vem", a Primavera afigura-se-lhe como a estação do ano mais propícia para abrir ao público uma estrutura que custou 17,5 milhões de euros e que não teve derrapagens orçamentais.

Mas, antes de se cortar a fita, vai ser necessário colmatar algumas lacunas. O IGESPAR ainda tem de receber a obra do empreiteiro, uma vez que faltam pequenos acabamentos, que representam cerca de 2% do total da obra. "O edifício não poderá ser recebido enquanto não estiver totalmente pronto".

Dentro de duas semanas, deverá ficar resolvido um problema ligado à refrigeração da central de informática. Os trabalhos já foram adjudicados e só se aguarda pela sua execução. Falta ainda colocar um varandim no miradouro do museu para evitar quedas, a colocação de acessórios nos sanitários e resolver problemas de iluminação, entre outros. Ou seja, um somatório de pormenores que até ao final deste ano deverão estar concluídos.


JN, Eduardo Pinto, 03/11/09

0 comentários: