Os Sorrisos do Menino Jesus – Exposição temporária

>> sábado, 28 de novembro de 2009



Os Sorrisos do Menino Jesus – Exposição temporária
De 1 de Dezembro até 31 de Janeiro do próximo ano, encontra-se patente ao público, no Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, a exposição “Os Sorrisos do Menino Jesus”.
Composta por duas dezenas de esculturas de Meninos Jesus dos séculos XVII e XVIII, pretende-se chamar a atenção para os seus diferentes sorrisos, figurando a alegria com que encarou a missão que Lhe foi confiada.
Reunidos pela fé e dedicação coleccionista do Padre António Rosado Belo (N. 1929 – F. 2008), os Meninos Jesus aqui expostos representam apenas uma pequena parte da sua colecção de mais de duas mil esculturas, dispersas na exposição permanente e reservas do Museu de Arte Sacra e Etnologia, bem como na Casa-Museu Padre Belo na Vila do Crato.
A maioria das imagens representa fundamentalmente o sentido do Deus Menino triunfante. O fenómeno é indicador de uma espiritualidade renovada que, através do duplo simbolismo da representação – uma criança nua que simultaneamente abençoa e é Soberana do Mundo -, materializa a humanização de Deus, que virá a ser o maior dos contributos espirituais legado pela Europa do Renascimento à Teologia da Encarnação, simbolizada neste tema através da atribuição do governo do mundo e da sua redenção a um Menino [Deus] que ainda deveria viver a sua Paixão e Ressurreição.
A mostra poderá ser visitada de terça a domingo das 10h00 às 17h00.
Encerrada dia 24 de Dezembro a partir das 13h00 e todo o dia 25 de Dezembro.
Visitas guiadas por marcação prévia: Tel. 249 539 470 e-mail museuartesacra@consolata.pt

0 comentários: