Noticia: Museu de Portimão recebe prémio europeu «Museu de Ano»

>> sábado, 12 de dezembro de 2009

O Museu de Portimão foi galardoado com o Prémio Museu do Ano 2010, do Conselho da Europa, tornando-se no segundo espaço nacional a receber esta distinção, em 30 anos da iniciativa.

O prémio foi entregue na sequência da «relevância dos temas que têm inspirado as exposições apresentadas» e do «programa educacional em benefício da comunidade local», segundo o divulgado em comunicado.
Particularmente, contribuiu para a distinção a exposição «Portimão – Território e Identidade», que traça a «interacção do homem com o meio ambiente durante um período de cinco milénios», continua o museu.
Também o tema da arqueologia subaquática tem destaque no espaço museológico, numa colectânea de «apetrechos recuperados do fundo do rio Arade» em campanhas sucessivas que trabalharam sobre embarcações representativas de diversas civilizações.
No âmbito do prémio Museu do Ano, o comité dos juízes apresenta ao Conselho da Europa os museus seleccionados que mais contribuem para «o entendimento e conhecimento da herança cultural europeia», bem como para a «consciencialização da sua identidade».
Nos últimos anos, foram distinguidos os museus Zeeuws Museum, da Holanda (2009), ao Svalbard Museum, da Noruega (2008) e ao International Museum of the Reformation de Geneva, da Suiça (2007).
Em Portugal, apenas o Museu da Água tinha já sido galardoado com o Prémio Museu do Ano do Concelho da Europa, em 1990.

0 comentários: