Noticia: Paleoantropólogo francês Yves Coppens em conferência

>> terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Yves Coppens é um dos grandes especialistas da evolução humana. O paleoantropólogo vai estar em Lisboa, próximas quinta e sexta-feira, para conferências no Instituto Franco-Português, no Instituto Gulbenkian de Ciência e para um encontro com estudantes de Arqueologia.

O cientista ficou mundialmente conhecido quando, em 1974, juntamente com Donald Johanson e Maurice Taïeb, descobriu Lucy, a famosa Australopithecus afarensis, antepassado do ser humano, em Hadar, na Etiópia.

A descoberta de Lucy, cujo nome foi inspirado na canção dos Beatles «Lucy in the Sky with Diamonds», abriu perspectivas para uma nova teoria da evolução humana.

Nomeado director e professor do Museu Nacional de História Natural, em 1980, e titular da cátedra de Paleantropologia e Pré-História do Collège de France, em 1983, Coppens dedicou-se à elaboração da teoria que intitulou de «East Side Story».

Segundo esta, formulada em 1984, a evolução teria sido diferente dos dois lados do Vale do Rift, formação montanhosa que separa a África Oriental da Ocidental.

Assim, teria havido uma divisão dos nossos antepassados em duas populações distintas. A do oriente daria origem aos seres humanos, enquanto a outra geraria as actuais espécies de macacos. Esta teoria foi bastante aceite até às descobertas mais recentes que a puseram em causa.
O seu pensamen-to, no entanto, continua actual. Coppens demonstra como o adquirido é mais importante relativamente ao inato, explicando assim as razões porque a evolução do Homem desacelerou e quase parou desde há 100 000 anos.

Yves Coppens recebeu numerosos galardões, premiando a qualidade e o rigor dos seus trabalhos científicos. O documentário «A Odisseia da Espécie», realizado em 2002, contou com a sua direcção científica e teve grande sucesso tanto em França como no estrangeiro (a versão portuguesa do documentário foi publicado em 2008).

Programa de conferências

Yves Coppens começa o seu périplo por Lisboa, dia 10. Vai encontrar-se, às 15h30, com os estudantes de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Segue, às 19h00, para o Bar das Ciências, no Instituto Franco-Português para a conferência «Mes éléphantillages».

No dia seguinte, às 16h00 vai ao Instituto Gulbenkian de Ciência para a palestra «The Emergence of Man: the (H)Omo Event».

0 comentários: