4º Colóquio de Arqueologia do Alqueva

>> sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Face ao grande volume de trabalhos arqueológicos que têm vindo a ser efectuados no âmbito da execução do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e tendo em conta a necessidade de dar a conhecer toda a vasta produção de conhecimento que daí tem decorrido, a EDIA tomou a decisão de avançar com a realização de um colóquio.

O último colóquio realizado em torno da divulgação de resultados de trabalhos arqueológicos decorrentes da execução do EFMA realizou-se em 2001 e debruçou-se ainda sobre a minimização de impactes na área a submergir pela albufeira de Alqueva. Assim, o presente colóquio incidirá sobre o trabalho efectuado no âmbito da execução do plano de rega, tendo como baliza temporal o período entre o fecho das comportas da barragem de Alqueva, em Fevereiro de 2002, e a actualidade.

O 4ª Colóquio de Arqueologia do Alqueva - O Plano de Rega (2002-2010) realizar-se-á nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro de 2010, nas instalações da EDIA, em Beja e estará organizado em torno de quatro sessões: Pré-História Recente; Proto-História; Época Romana; Tardo Romano/Medieval.

Uma vez que o número de comunicações não poderá abranger a totalidade dos trabalhos arqueológicos efectuados no âmbito da execução o EFMA e que haverá certamente sítios arqueológicos de claro interesse científico que não serão alvo de comunicações, foi contemplada a apresentação de posters, os quais serão alvo de sessão própria.

Esperamos que este evento, em conjunto com outras acções de divulgação previstas para os próximos tempos, contribua para a difusão dos novos conhecimentos científicos e patrimoniais que os trabalhos de minimização dos impactes decorrentes da execução do EFMA têm produzido.

0 comentários: