Noticia: Obras em breve: Mosteiro do Lorvão recebe quase três milhões

>> sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para recuperação do Mosteiro de Lorvão foi aprovada, com uma verba de quase três milhões de euros. Anos e anos de luta que parecem ter chegado ao fim. O presidente da Junta de Freguesia de Lorvão, Mauro Carpinteiro, diz mesmo que o desfecho prova que «vale a pena não deixar que os assuntos morram, porque mais tarde ou mais cedo há resultado».

Ao todo está previsto um investimento de quatro milhões e 225 mil euros. A grande fatia virá do QREN, com dois milhões e 950 mil euros, sendo o restante de verba inscrita em PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central).

A recuperação do órgão de tubos do Mosteiro de Lorvão assume-se como o principal projecto. Na verdade, trata-se de uma obra que já vem de há quase duas décadas e foi alvo de sucessivas promessas por parte da tutela – desde ministros a secretários de Estado que passaram por Lorvão – sem nunca se concretizarem. Era a «jóia da coroa» em causa, como diz o presidente da Junta.

Mas a verba vai também servir para dar nova vida ao Mosteiro de Lorvão já que estão previstas intervenções ao nível da recuperação do edifício, bem como a criação de um museu no actual claustro e alguns trabalhos de arqueologia. Quanto ao órgão pequeno, ou realejo, Mauro Carpinteiro acredita também na sua recuperação para breve, desde logo porque há o compromisso do Ministério da Cultura e porque a verba necessária não é demasiado elevada.

«Para nós o relevante, o que nos tem preocupado muito e tem feito com que accionássemos todos os meios, tem sido o órgão grande», explica Mauro Carpinteiro, sublinhando que essa é a peça «marcante do Mosteiro de Lorvão».

Calendarização para as obras não há ainda, mas tudo leva a crer que comecem em breve, tendo em conta que a candidatura aprovada ao QREN terá de ser concretizada entre 2010 e 2011. E desta forma no próximo ano poder-se-á dar por terminado um processo que começou há muitos anos, envolvendo praticamente toda a comunidade, incluindo autarcas. Mauro Carpinteiro enfatiza, a este nível, a «acção intensa da população de Lorvão».

O presidente da Câmara Municipal de Penacova também se regozija com a aprovação. Embora um pouco mais distante do processo, visto ter sido eleito apenas neste mandato, Humberto Oliveira destaca o «potencial enorme» do mosteiro, em especial do órgão de tubos, ao nível do turismo e património.

«É um investimento âncora para o incremento de actividade turística», afirma, convicto de que com obra feita é possível dinamizar muito mais a vila de Lorvão e, consequentemente, todo o concelho.

0 comentários: