Noticia: Património da Universidade de Coimbra em livro

>> segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Alguns dos tesouros mais significativos do valioso património móvel da Universidade de Coimbra (UC) estão reunidos, pela primeira vez, num livro bilingue que será lançado na próxima quarta-feira às  17h00 na Capela da UC, cabendo a apresentação à vice-reitora Cristina Robalo Cordeiro.

Intitulada "A Universidade de Coimbra. O Tangível e o Intangível", a obra de apresentação e exposição da UC ao mundo abarca uma centena de peças e objectos do património artístico, documental e científico da instituição multissecular.


Com coordenação científica de José de Faria Costa e Maria Helena da Cruz Coelho, a publicação da Imprensa da UC recorre a alguns dos "melhores autores" para descrever alguns dos tesouros que fazem parte do seu património móvel com o intuito de "dar visibilidade às peças e tomar consciência global da riqueza que o conjunto envolve", explicou Maria Helena da Cruz Coelho à agência Lusa.

Entre os “tesouros”seleccionados pelos coordenadores científicos figuram, entre outros, peças da Capela da UC, pintura da Biblioteca Joanina, tapeçarias das faculdades, vários códices, o espólio musical de Santa Cruz de Coimbra, uma primeira edição de "Os Lusíadas", de 1572, ou a última guitarra de Augusto Hilário. Também são descritas e expostas diversas peças dos museus de ciência e do Observatório Astronómico.

"Trata-se de um conjunto de peças que todos colocariam num catálogo. Tivemos a preocupação de cobrir as diversas faculdades e departamentos", salientou a professora catedrática de História, ao alertar para a importância da sua divulgação, atendendo à candidatura da UC a Património Mundial da UNESCO.

Profusamente ilustrada, com fotografias de João Armando Ribeiro, a obra é publicada numa edição bilingue, em Português e Inglês, com uma encadernação em capa dura, "conforme à ambição do projecto nascido há dez anos na UC".

Com vários patrocínios, o livro de 345 páginas é uma experiência inédita e destina-se a "todos os que se interessam pela cultura", adiantou a professora da Faculdade de Letras de Coimbra.

De acordo com o director da Imprensa da UC, João Gouveia Monteiro, trata-de de um livro "longamente trabalhado", que nasceu quando o catedrático Fernando Regateiro dirigia esta instituição.

Vítor Serrão, Aníbal Pinto de Castro e Maria José Azevedo Santos e Lélio Quaresma Lobo escrevem os textos de enquadramento sobre o património artístico, documental e científico, respectivamente, mas muitos outros autores participam na obra, assinando as fichas catalográficas das peças.

0 comentários: