Noticia: Novo projeto quer aliar cultura e turismo em Lisboa

>> segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A criação de um plano estratégico que alie a cultura e o turismo, com a participação ativa de museus, monumentos e outros espaços culturais, é o objetivo de um projeto que vai ser apresentado terça feira, em Lisboa.
Iniciativa conjunta do comité português do Conselho Internacional de Museus (ICOM PT), Museu Colecção Berardo e a INDUSCRIA_Plataforma Para a Indústrias Criativas, o encontro, que decorrerá a 09 de fevereiro no Museu Colecção Berardo, é composto por uma reunião de trabalho e uma conferência aberta ao público.
A génese desta iniciativa deu-se no ano passado, quando, em maio, diretores de vários museus e monumentos da zona de Belém/Ajuda, se reuniram para discutir os problemas e soluções daquelas instituições, com o objetivo último de trabalhar e desenvolver iniciativas em rede.
Luís Serpa, o mentor da Plataforma Para as Indústrias Criativas, que acompanhou o encontro dos diretores do Museu Berardo, Museu da Electricidade, Museu dos Coches, Mosteiro dos Jerónimos e Museu de Arqueologia, entre outros, disse à Lusa que apresentou então uma proposta para estender a ideia a outras áreas de Lisboa.
"A ideia é considerar Belém/Ajuda como um projeto âncora mas, ao mesmo tempo, criar um itinerário mais amplo, num eixo que vá de Algés até ao Terreiro do Paço, e se prolongue até ao Parque das Nações, e até incluir outros percursos", neste novo mapa da cidade, idealizado para juntar sinergias da cultura e do turismo.
Luís Serpa ressalvou que o processo em curso "não é para criar um plano de ação, mas dar um contributo às entidades oficiais, tendo em conta os vários planos estratégicos já existentes", nomeadamente o recente plano para o sector dos museus nacionais apresentado pelo Ministério da Cultura.
Na opinião do responsável, "na relação entre museus e indústrias criativas continua a haver uma tensão entre tradição e inovação. Os museus têm os conteúdos, mas estão um bocado passivos, e poderiam ser mais ativos".
Neste projeto, o primeiro passo vai ser criar uma Carta de Intenções - para a qual já receberam muitas propostas - documento que antecederá uma Carta de Recomendações que será entregue à Associação Turismo de Lisboa - ATL.
Luís Raposo, presidente do ICOM PT e diretor do Museu Nacional de Arqueologia, sublinhou, também à Lusa que estas iniciativas "visam apresentar ideias aos decisores políticos para um futura estratégia global e plano de ação" para implementar em Lisboa.
No encontro marcado para 09 de fevereiro, a sessão de trabalho decorre durante a amanhã e à tarde, pelas 15:00, realiza-se uma conferência sobre "Museums as political and economical factor - From the Museumsquartier Vienna to the Museumslandschaft Kassel" proferida pelo austríaco Dieter Bogner, que falará da própria experiência nesta área, com casos concretos de sucesso.

0 comentários: