Noticia: Pavilhão de Portugal na Expo classificado como monumento

>> quarta-feira, 31 de março de 2010

O Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, que serviu de sede à representação portuguesa na Expo 98, já tem a classificação de monumento. De acordo com uma portaria do Governo, o edifício desenhado por Álvaro Siza Vieira – reconhecido sobretudo pela pala de betão armado que cobre a Praça Cerimonial - passa a ter o estatuto de ‘monumento de interesse público’

Pavilhão de Portugal
 na Expo classificado como monumentoO Executivo justifica a decisão com a «relevância» do imóvel «para a compreensão do património arquitectónico contemporâneo português». A classificação como monumento, atribuída pelo Ministério da Cultura, implica a criação de uma zona especial de protecção, visando salvaguardar o «enquadramento» do edifício.
Desde a Exposição Mundial de 1998 o Pavilhão de Portugal tem tido uma utilização muito esporádica. Nenhuma das hipóteses apontadas para o espaço (nomeadamente a de se transformar num museu de arte moderna ou receber a presidência do Conselho de Ministros) se concretizou. A Câmara Municipal de Lisboa, ao tempo de Carmona Rodrigues, chegou a anunciar negociações com a Parque Expo para a compra do edifício, o que nunca sucedeu.
O Pavilhão de Portugal recebeu o Secil de Arquitectura 2000 e o Prémio Valmor. 


0 comentários: