Exposição “Mértola – O Último Porto do Mediterrâneo”

>> sábado, 3 de abril de 2010



“Mértola – O Último Porto do Mediterrâneo” é o título da exposição itinerante promovida pelo Campo Arqueológico de Mértola que o Centro Cultural de Cascais acolhe a partir de dia 2 de Abril e que ali ficará patente ao público até 9 de Maio.
A mostra dá a conhecer os resultados dos trabalhos arqueológicos iniciados em 1978 pelo Campo Arqueológico de Mértola que, durante quase três décadas, trabalhou na recuperação de memórias de um tempo perdido, referente aos territórios de Beja e de Mértola, entre os séculos V e XIII.
O estudo centra-se, sobretudo, na vila-museu, identificando os diferentes aspectos da topografia e da evolução do sítio ao longo de vários séculos.
Apresentam-se as principais características da islamização do território, apontando-se a sua permanente ligação ao Mediterrâneo e sublinhando-se os traços de continuidade histórica e social do ocidente peninsular.
Composta por 20 painéis informativos, vitrines com materiais arqueológicos e um filme com a reconstituição animada basílica do Rossio do Carmo (século V) e do bairro islâmico (século XII), esta exposição oferece um testemunho do esforço de todos os que passaram por Mértola (desde o passado mais longínquo até épocas mais recentes) e que ajudaram a construir a sua História.
No âmbito desta exposição, e a título de complemento, no dia 6 de Maio, às 18h00, tem lugar uma conferência proferida pelo arqueólogo e historiador Santiago Macias, comissário da exposição, que permitirá a todos os interessados um contacto mais aprofundado com a informação histórica e arqueológica por detrás dos conteúdos expositivos.
 
Centro Cultural de Cascais
3ª Feira a domingo das 10h às 18h00
Av. Rei Humberto II de Itália. Tel.: 214848900

0 comentários: