I Encontro de Património, Arqueologia e Natureza do Douro Superior e Baixo Côa

>> sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Freixo de Numão, vai organizar nos dias 19 e 20 de Maio, na Mêda e em Vila Nova de Foz Côa, o “I Encontro de Património, Arqueologia e Natureza do Douro Superior e Baixo Côa”, em parceria com o Parque Arqueológico de Foz Côa e Agrupamentos de Escolas de Foz Côa e Mêda.
Com o evento, que tem o apoio das respectivas Câmaras Municipais, pretende-se “a sensibilização de docentes, alunos, autarcas e população em geral para a preservação do património, do cultural ao paisagístico, visando a sua defesa, valorização e divulgação”. “Por outro lado, cooperando com os Agrupamentos de Escolas, o envolvimento de docentes e alunos levará a um enriquecimento pedagógico e a uma melhoria de resultados escolares”, segundo a organização.
No dia 19 de Maio os trabalhos irão decorrer na Casa da Cultura da Mêda, a partir das 9.30 horas, com a abordagem de temas como “A ocupação humana na área do concelho de Mêda, da Pré-História à História – novos dados”, “Ex-Votos na área do concelho de Mêda”, “Património edificado do concelho de Mêda”, “Recursos ambientais do concelho de Mêda” e “Património religioso na I República (Mêda e Marialva)”.
No dia seguinte, no Centro Cultural de Foz Côa, serão tratados, entre outros, os temas: “Abrigos em rocha no aro de Freixo de Numão”, “Sistema de identificação geográfica do património geológico do concelho de Vila Nova de Foz Côa”, “A arte barroca no concelho de Foz Côa”, “Património natural do concelho de Foz Côa” e “Património religioso da I República (Cedovim, Murça e Seixas)”.

0 comentários: