Noticia: Encontrados vestígios de estrutura portuária romana na praia fluvial de Favaios

>> quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vestígios arquitetónicos romanos de grande porte que poderão ter a ver com uma estrutura portuária foram encontrados em escavações arqueológicas na praia fluvial de Favaios, anunciou hoje o Parque Biológico de Gaia.
Em comunicado, a empresa municipal que gere os parques de Gaia refere que as escavações confirmaram também “a existência de vestígios de construção no alto do Castelo de Crestuma que poderão ter a ver com as suas funções de controle do Rio Douro e da sua travessia naquelas épocas”.
As escavações arqueológicas terminam sexta feira, estando programado para os próximos meses o tratamento por arqueólogos tarefeiros do espólio encontrado, a que se seguirá o estudo científico por especialistas em arqueologia, geomorfologia, arqueobotânica e outras ciências.
Esta primeira intervenção arqueológica no Castelo de Crestuma (Parque Botânico do Castelo) foi patrocinada pelo Parque Biológico de Gaia e realizada pelo Gabinete de História, Arqueologia e Património da Confraria Queirosiana, com a colaboração da Gaianima e Solar Condes de Resende, na sequência de um protocolo assinado por estas instituições em novembro de 2009.
Os trabalhos foram planeados e coordenados pelos arqueólogos Gonçalves Guimarães e António Manuel Silva e dirigidos pelos arqueólogos Filipe Pinto e Laura Sousa, com a administração e logística coordenada pela especialista em património Fátima Teixeira.
A intervenção visou detetar possíveis vestígios de construções que justificassem o antigo topónimo castelo e estruturas romanas relacionadas com os vestígios de superfície anteriormente encontrados na cota baixa.
As escavações comprovaram o Castelo de Crestuma como “estação arqueológica de grande importância no contexto local e regional”, cujo estudo “poderá contribuir para aclarar alguns aspetos lacunares da História do Vale do Douro nos períodos tardo-romano e altimediévico até à Idade Média plena (séculos V-XII)”.
“Confirma-se a existência de grande quantidade e variedade de cerâmica de construção, transporte, armazenagem e doméstica das referidas épocas nas sondagens e escavações efetuadas”, salienta a fonte, acrescentando que também foi atestada a “ocupação com construções em toda a área do monte do castelo e na sua imediata periferia”.

0 comentários: