Exposição: Açúcar, Pimenta e Canela

>> sábado, 11 de setembro de 2010


A Câmara Municipal de Santiago do Cacém comemora no dia 14 de Setembro (terça-feira), os 500 anos do Foral Manuelino com a inauguração da exposição intitulada “AÇÚCAR, PIMENTA E CANELA – RETRATO DE SANTIAGO DO CACÉM AO TEMPO DO FORAL MANUELINO”e com a recriação da entrega do documento.

A partir das 15h30, decorre frente ao edifício da Câmara Municipal um encontro entre o passado e o presente, altura em que o cavaleiro Álvaro Fragoso acompanhado do seu escudeiro vai entregar ao Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, o foral do concelho.

Os factos remontam ao dia 14 de Setembro de 1515, dia da entrega do foral manuelino.
Para um melhor enquadramento histórico da data de inauguração, informa-se que a mesma corresponde à data em que o Foral Manuelino de Santiago do Cacém foi tornado público (14 de Setembro de 1515). 

A teatralização, a cargo dos VIV’ Arte (2 actores – cavaleiro e escudeiro), servirá também para ligar as comemorações de Santiago às de Alvalade, já que foi o mesmo cavaleiro que em 26 de Setembro fez publicar foral naquela localidade.

Depois desta recriação segue-se a inauguração oficial da exposição “AÇÚCAR, PIMENTA E CANELA – RETRATO DE SANTIAGO DO CACÉM AO TEMPO DO FORAL MANUELINO”, patente ao público na Sala de Sessões do Município até Dezembro e o lançamento do respectivo catálogo que nesse dia será oferecido.

A exposição procura fazer uma breve caracterização do concelho e da vila no dealbar de quinhentos, nas suas vertentes: urbanística, económica e social. Reflectindo sobre a questão foralenga e o foral, que lhe serviu de fio condutor.

Açúcar, Pimenta e Canela é uma exposição produzida pela Câmara Municipal, através do serviço de Arquivo em colaboração com o Gabinete de Reabilitação Urbana, e mostra um conjunto de documentos e peças museológicas de diversas proveniências. Duas das peças que vão estar em exposição são parte  das Cantarias do Convento de Loreto ( erguido na Freguesia de Santiago do Cacém, próximo de Aldeia dos Chãos e onde ainda se podem ver as ruínas). Estas cantarias manuelinas pertenciam ao portal da igreja, nunca tendo estado expostas em Santiago do Cacém.

Nota: o foral foi outorgado por D. Manuel I em 20 de Setembro de 1510, mas só foi tornado público em sessão de câmara de 14 de Setembro de 1515.

http://www.cm-santiagocacem.pt

0 comentários: