Noticia: Meio milhar de crianças conhece património do Algarve em concurso que junta Cultura e Educação
>> domingo, 19 de setembro de 2010
O concurso “Da janela da minha escola...vejo um monumento" é uma “parceria exemplar de serviço publico, ao reunir condições para proporcionar aos alunos uma escolaridade melhor”, disse a ministra da Educação Isabel Alçada, no lançamento da iniciativa em Faro, na sexta-feira.
O concurso é promovido pelas Direções Regionais da Cultura e da Educação com o Alto Patrocínio do Governo Civil de Faro e envolverá cerca de meio milhar de alunos do 1º ciclo das escolas do Algarve.
Para a responsável pela Educação, que juntamente com a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo deste concurso regional, realizada no Salão Nobre, esta parceria entre Direções Regionais, Governo Civil de Faro, Municípios e Ministérios, constitui um exemplo de concretização de uma reunião de esforços “difícil de articular”, mas que contribui de forma muito significativa para o desenvolvimento do Pais.
Considerando que as visitas de estudo previstas no âmbito do concurso representam uma das principais aliciantes deste “projeto promissor”, por constituírem uma “experiência estimulante e única” para os alunos, Isabel Alçada observou ainda que esta iniciativa conjunta “contribuirá para reforçar a formação cultural e cívica das crianças”.
Durante a apresentação do concurso, que este ano envolverá mais de quatro centenas de alunos do 4º ano, em 15 concelhos da região cujas Câmaras Municipais aderiram à iniciativa, também a ministra Gabriela Canavilhas realçou a importância das parcerias na cultura, tendo realçado o papel dos autarcas enquanto responsáveis por 70% do investimento feito nesta área em todo o País.
“A política cultural que estamos a desenvolver é projetada para a qualidade de vida dos cidadãos e quer-se naturalmente articulada e multifacetada com os diversos parceiros como as autarquias, mas também com os outros Ministérios”, referiu Gabriela Canavilhas.
Para a ministra, o concurso “vai ao encontro das orientações estratégicas do Governo para a cultura”, ou seja, “afirmar o caráter transversal e identitário da cultura nas políticas de desenvolvimento sócio-económico no País”
Sublinhando que a arte na educação é um processo que, acima de tudo, prepara para a cidadania, a ministra da Cultura considerou ainda que, não podendo nunca o potencial económico das atividades culturais ser descurado, no caso do Algarve “constitui um meio importante para diminuir assimetrias e promover um modelo territorial equilibrado e competitivo, capaz de fixar populações e atrair novos empreendedores para o tecido económico regional”.
“A aposta na nossa herança histórica como fator de desenvolvimento, gestor e produtor de conhecimento, de auto-estima e de riqueza é uma prioridade”, frisou Gabriela Canavilhas, corroborando a opinião da Governadora Civil de Faro Isilda Gomes, para quem esta iniciativa das duas Direções Regionais, permitirá valorizar o património cultural do Algarve e aumentar o interesse dos mais jovens pelos importantes monumentos que testemunham a história da região.
“Não podemos gostar daquilo que não conhecemos, por isso não podemos querer que os nossos jovens gostem dos seus monumentos, sem os conhecerem”, referiu Isilda Gomes, considerando que este projeto “é de extrema importância para o Algarve, cuja riqueza patrimonial deve ser continuamente promovida e preservada”.
Congratulando-se com a iniciativa lançada pelos Diretores Regionais da Educação e da Cultura do Algarve, respectivamente Luís Correia e Dália Paulo, presentes na cerimónia, a Governadora Civil salientou que a congregação de dois Ministérios num projeto comum é sempre bem-vinda e elogiou a colaboração dos autarcas do Distrito na promoção de investimentos vocacionados para o desenvolvimento destas duas áreas na região.
“As parcerias são fundamentais para a estruturação de projetos que têm uma concretização efetiva, com resultados práticos e úteis para o progresso da região”, referiu a Governadora Civil, para quem “educação sem cultura e cultura sem educação, não podem subsistir”.
Realçando que a defesa do património constitui uma responsabilidade, tanto do poder central, como do poder local e dos próprios cidadãos, a Governadora Civil salientou ainda que, sendo o Algarve uma espécie de “montra do País” atendendo aos milhares de turistas que recebe anualmente, são necessárias “sensibilidade e disponibilidade” para acolher os projetos gerados na região que, para além de um presente e de um passado, “merece ter um bom futuro”.
O projeto “Da janela da minha escola.vejo um monumento” pretende promover e divulgar o património cultural algarvio junto da população escolar, sensibilizar para a sua preservação e valorização, bem como promover uma educação pelo património, que contribua para uma cidadania ativa e contribuir para reforçar a identidade regional.
Os trabalhos a concurso, aberto nos domínios da literatura, artes visuais e performativas, terão como fonte de inspiração um monumento localizado nos concelhos das escolas participantes, designadamente Castelo de Paderne (Albufeira), Montinho das Laranjeiras (Alcoutim), Castelo de Aljezur, Forte de São Sebastião (Castro Marim), Ruínas Romanas de Milreu (Faro), Forte e Capela de Nª Sª da Rocha (Lagoa), Estação Arqueológica do Monte Molião (Lagos), Portal Manuelino da Igreja Matriz de Monchique, Ponte Velha de Quelfes (Olhão), Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão), Calçadinha Romana (S.B. de Alportel, Castelo de Alcantarilha (Silves), Forte de S. João da Barra (Tavira), Fortaleza de Sagres (Vila do Bispo) e Cacela Velha (Vila Real de Stº. António).
Para além da atribuição de uma escultura de um artista algarvio às escolas vencedoras, os alunos premiados no âmbito do concurso receberão ingressos gratuitos familiares válidos, respetivamente, por um período de 24, 12 e seis meses, para visitarem os museus e monumentos aderentes à iniciativa.
Para a responsável pela Educação, que juntamente com a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo deste concurso regional, realizada no Salão Nobre, esta parceria entre Direções Regionais, Governo Civil de Faro, Municípios e Ministérios, constitui um exemplo de concretização de uma reunião de esforços “difícil de articular”, mas que contribui de forma muito significativa para o desenvolvimento do Pais.
Considerando que as visitas de estudo previstas no âmbito do concurso representam uma das principais aliciantes deste “projeto promissor”, por constituírem uma “experiência estimulante e única” para os alunos, Isabel Alçada observou ainda que esta iniciativa conjunta “contribuirá para reforçar a formação cultural e cívica das crianças”.
Durante a apresentação do concurso, que este ano envolverá mais de quatro centenas de alunos do 4º ano, em 15 concelhos da região cujas Câmaras Municipais aderiram à iniciativa, também a ministra Gabriela Canavilhas realçou a importância das parcerias na cultura, tendo realçado o papel dos autarcas enquanto responsáveis por 70% do investimento feito nesta área em todo o País.
“A política cultural que estamos a desenvolver é projetada para a qualidade de vida dos cidadãos e quer-se naturalmente articulada e multifacetada com os diversos parceiros como as autarquias, mas também com os outros Ministérios”, referiu Gabriela Canavilhas.
Para a ministra, o concurso “vai ao encontro das orientações estratégicas do Governo para a cultura”, ou seja, “afirmar o caráter transversal e identitário da cultura nas políticas de desenvolvimento sócio-económico no País”
Sublinhando que a arte na educação é um processo que, acima de tudo, prepara para a cidadania, a ministra da Cultura considerou ainda que, não podendo nunca o potencial económico das atividades culturais ser descurado, no caso do Algarve “constitui um meio importante para diminuir assimetrias e promover um modelo territorial equilibrado e competitivo, capaz de fixar populações e atrair novos empreendedores para o tecido económico regional”.
“A aposta na nossa herança histórica como fator de desenvolvimento, gestor e produtor de conhecimento, de auto-estima e de riqueza é uma prioridade”, frisou Gabriela Canavilhas, corroborando a opinião da Governadora Civil de Faro Isilda Gomes, para quem esta iniciativa das duas Direções Regionais, permitirá valorizar o património cultural do Algarve e aumentar o interesse dos mais jovens pelos importantes monumentos que testemunham a história da região.
“Não podemos gostar daquilo que não conhecemos, por isso não podemos querer que os nossos jovens gostem dos seus monumentos, sem os conhecerem”, referiu Isilda Gomes, considerando que este projeto “é de extrema importância para o Algarve, cuja riqueza patrimonial deve ser continuamente promovida e preservada”.
Congratulando-se com a iniciativa lançada pelos Diretores Regionais da Educação e da Cultura do Algarve, respectivamente Luís Correia e Dália Paulo, presentes na cerimónia, a Governadora Civil salientou que a congregação de dois Ministérios num projeto comum é sempre bem-vinda e elogiou a colaboração dos autarcas do Distrito na promoção de investimentos vocacionados para o desenvolvimento destas duas áreas na região.
“As parcerias são fundamentais para a estruturação de projetos que têm uma concretização efetiva, com resultados práticos e úteis para o progresso da região”, referiu a Governadora Civil, para quem “educação sem cultura e cultura sem educação, não podem subsistir”.
Realçando que a defesa do património constitui uma responsabilidade, tanto do poder central, como do poder local e dos próprios cidadãos, a Governadora Civil salientou ainda que, sendo o Algarve uma espécie de “montra do País” atendendo aos milhares de turistas que recebe anualmente, são necessárias “sensibilidade e disponibilidade” para acolher os projetos gerados na região que, para além de um presente e de um passado, “merece ter um bom futuro”.
O projeto “Da janela da minha escola.vejo um monumento” pretende promover e divulgar o património cultural algarvio junto da população escolar, sensibilizar para a sua preservação e valorização, bem como promover uma educação pelo património, que contribua para uma cidadania ativa e contribuir para reforçar a identidade regional.
Os trabalhos a concurso, aberto nos domínios da literatura, artes visuais e performativas, terão como fonte de inspiração um monumento localizado nos concelhos das escolas participantes, designadamente Castelo de Paderne (Albufeira), Montinho das Laranjeiras (Alcoutim), Castelo de Aljezur, Forte de São Sebastião (Castro Marim), Ruínas Romanas de Milreu (Faro), Forte e Capela de Nª Sª da Rocha (Lagoa), Estação Arqueológica do Monte Molião (Lagos), Portal Manuelino da Igreja Matriz de Monchique, Ponte Velha de Quelfes (Olhão), Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão), Calçadinha Romana (S.B. de Alportel, Castelo de Alcantarilha (Silves), Forte de S. João da Barra (Tavira), Fortaleza de Sagres (Vila do Bispo) e Cacela Velha (Vila Real de Stº. António).
Para além da atribuição de uma escultura de um artista algarvio às escolas vencedoras, os alunos premiados no âmbito do concurso receberão ingressos gratuitos familiares válidos, respetivamente, por um período de 24, 12 e seis meses, para visitarem os museus e monumentos aderentes à iniciativa.
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