Noticia: Sector Cultural e Criativo em Portugal

>> terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em Novembro de 2007, pela primeira vez em todo o processo de construção europeia, o Conselho da UE sob Presidência portuguesa adoptou uma estratégia comum para o sector da cultura.

Este documento, aprovado por unanimidade pelos 27 Estados - a Agenda Europeia para a Cultura (AEC) - fixa um conjunto de objectivos a serem prosseguidos no triénio 2008-2010, identificando os mecanismos necessários à sua consecução.

Entre tais instrumentos, enumere-se a consulta regular à sociedade civil e a prossecução de uma política fundada na análise objectiva da dimensão, características, forças e fragilidades do sector.

Para o efeito de cumprir a meta relativa à evidence-based policy, o GPEARI lançou um estudo sobre os sectores cultural e criativo em Portugal, cujas conclusões agora se conhecem.

Trata-se de um relatório que, pela primeira vez, identifica e caracteriza com rigor o conjunto de actividades, indústrias e profissionais que integram o sector e respectivo desempenho no período 2000-2006.

Fruto de uma investigação complexa que agregou informação dispersa, o estudo revela dados até agora totalmente desconhecidos e que divergem, em dimensão, de um levantamento feito pela Comissão Europeia em finais de 2006.

Os elementos retratados não deixarão de estar presentes na discussão iminente no plano europeu sobre o futuro da Estratégia de Lisboa e sobre as novas perspectivas financeiras.

Quanto à consulta regular aos principais actores ou stakeholders desta área, o processo arrancou há dois anos atrás, com a instituição de um Fórum Cultural Europeu.

À sua sessão fundadora de Lisboa, seguiu-se há dias a segunda edição em Bruxelas, que reuniu mais de mil participantes de largas dezenas de países que comentaram o estado de cumprimento da AEC.

Mais informação
GPEARI

0 comentários: