Oliveira de Azeméis: Workshop sobre o Vidro na Quinta do Covo

>> terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um workshop a realizar em Novembro, em Oliveira de Azeméis, vai “apresentar os resultados dos trabalhos de prospecção geofísica realizados na Quinta do Covo – vila de S. Roque – com o objectivo de determinar se ainda existem vestigíos arqueológicos da fábrica de vidro”, informou fonte da organização à agência noticiosa regional EDV Informação
O workshop será organizado pela Câmara Municipal oliveirense, em colaboração com a Associação Portuguesa de Arqueólogos. A Universidade de Aveiro e a Faculdade de Engenharia do Porto serão, também, parceiras de uma iniciativa que se destina a dois grupos de público: arqueólogos e estudantes e população em geral.
Para os primeiros, serão realizadas sessões sobre o uso de métodos de prospecção geofísica aplicada à arqueologia. O público, por sua vez, terá a oportunidade de participar numa “sessão aberta” sobre a história do vidro e algumas particularidades da indústria vidreira.
Assim, o workshop “Prospecção geofísica e arqueologia – a fábrica de vidro do Covo” decorrerá a 20 e 21 de Novembro. Irá abordar “As técnicas de prospecção do subsolo não destrutivas aplicáveis à arqueologia” e “A história e património da indústria vidreira”. Os trabalhos estarão limitados a um máximo de 50 participantes.
De salientar que o concelho de Oliveira de Azeméis foi berço das primeiras fábricas de vidro portuguesas. Em meados do século XV, a Fábrica do Covo deu o pontapé-de-saída, tendo o Centro Vidreiro do Norte de Portugal sido a última unidade industrial a fechar as suas portas. 


Diário de Aveiro 8/10/09

0 comentários: