Noticia: Mosteiro recebe hoje o visitante 40.000

>> quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, festeja hoje a chegada do visitante 40 mil, oferecendo-lhe algumas prendas e aproveitando para divulgar as perspectivas do projecto para 2010.

«Estamos a chegar ao final do ano e o número 40.000 é significativo para um sítio que abriu no final de Abril», disse à agência Lusa o coordenador do projecto, Artur Côrte-Real.

Fundado pela Rainha Santa Isabel, o monumento medieval reabriu no final de Abril, após uma profunda intervenção de conservação e restauro e dotado de um centro interpretativo, e tem recebido «cada vez mais visitantes», adiantou o arqueólogo.

«Há visitantes de muitos países estrangeiros», disse Artur Côrte-Real, referindo que entre os oriundos do espaço europeu se destacam os cidadãos espanhóis, registando-se também «um aumento exponencial» de turistas brasileiros. Hoje, sensivelmente pelas 11h00, altura em que se espera a chegada do visitante número 40.000, este será «simbolicamente homenageado, com a entrega de várias ofertas e o calor desta equipa que, com paixão, leva este projecto a bom termo».

«Queremos manifestar o nosso prazer de ter recebido tanta gente e assinalar também algumas preocupações para o futuro. Um espaço com um aumento cada vez mais exponencial de visitantes terá de ter uma resposta em termos de recursos humanos», realçou o coordenador.

O projecto de valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, da autoria dos arquitectos Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez e Luís Urbano, foi distinguido com o Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho.

O projecto global de intervenção e restauro foi candidatado, entretanto, ao Prémio Turismo de Portugal e ao galardão europeu “Europa Nostra”.

0 comentários: