Noticia: Faro convidada para Rede das Cidades Romanas do Atlântico

>> segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


milreu-bustoagripina.jpgA Rede de Cidades Romanas do Atlântico da qual os municípios portugueses de Coimbra e Lisboa são fundadores permitirá começar a dar a conhecer o mundo romano a partir de uma perspectiva muito inovadora, os assentamentos ao longo do Atlântico, contribuindo para um melhor posicionamento turístico das cidades, declarou à agência Lusa uma fonte da Câmara de Coimbra.
Será uma rede de municípios, que na sua área de influência mobilizará os parceiros que possam contribuir para dinamizar os recursos existentes, actividades culturais e criar produtos e acções turísticas diferenciadas.
A criação de uma imagem corporativa para promoção turística conjunta a partir da perspectiva da sua identidade romana, a colaboração e o intercâmbio de acções entre os gestores do património romano das cidades, o fomento da investigação histórica entre as cidades participantes e a realização de conferências, exposições, congressos e cursos são algumas das acções previstas.
No âmbito da rede serão sensibilizadas as populações locais para ajudar à valorização dos recursos turísticos romanos, estimuladas actividades que ampliem a oferta histórica, cultural e gastronómica de acordo com as particularidades de cada cidade, e potenciada a configuração de uma rede europeia de cidades romanas.
Recorde-se que estão localizadas no concelho de Faro as ruínas de Milreu, testemunho de uma importante “villa” rústica romana, habitada desde o séc.I da Era Cristã, com vestígios de ocupação contínua até ao séc. XI.
Localizada junto da actual aldeia de Estoi e a cerca de 8 km da cidade de Ossónoba (actual Faro), Milreu beneficiava das nascentes serranas então ali existentes, cuja água era conduzida por gravidade, satisfazendo as necessidades do quotidiano rural e também da forte vivência lúdica.
Um dos espólios das Ruínas de Milreu é o busto de Júlia Agripina (15-59 d.C.), esposa do Imperador Cláudio ( 41- 54 d.C.) e mãe do Imperador Nero (54 – 68 d.C.).

Rede será formalizada na Feira de Turismo de Madrid – Fitur
Coimbra e Lisboa foram as representantes portuguesas numa reunião que a 14 e 15 de Julho de 2009, por iniciativa da câmara municipal de Irun, juntou no Museo de la Romanización Oiasso, Espanha, as localidades do país anfitrião de Gijon, Sevilha, Pontevedra, Tarragona, Cartagena e Calahorra, bem como as francesas de Dax e Perigneux.
Nesta reunião de Irun foi decidido fundar a rede e estender o convite a outras cidades, uma constituição que agora deverá ser formalizada durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid, a Fitur, a 21.
Além das cidades fundadoras que participaram na reunião de Irun, já manifestaram interesse em integrar a Rede das Cidades Romanas do Atlântico Saragoça (Espanha), Bayonne, Boulogne sur Mer, Vienne (França), Faro, Santarém (Portugal) e York (Inglaterra).
No caso de Coimbra, é intenção, entre outras entidades, envolver a Universidade e o Museu Nacional de Machado de Castro, que tem dinamizado uma forte investigação e por ser ele um também um espaço de exibição do período romano, por se implantar sobre as estruturas visíveis do antigo Fórum da Aeminium, declarou à agência Lusa Raquel Santos, que tem representado a Câmara Municipal nas reuniões preparatórias.
Segundo Raquel Santos, entre as portuguesas era importante que figurassem na rede as de Mértola e Braga, e encontrar também uma forma de a integrar a antiga cidade romana de Conimbriga, que administrativamente integra o município de Condeixa-a-Nova.

http://www.observatoriodoalgarve.com

0 comentários: