Noticia: Portugal dos Pequenitos faz 70 anos

>> sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A abertura ao público de uma réplica da Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra e um vasto programa de actividades integram as comemorações do 70.º aniversário do Portugal dos Pequenitos, que se assinala este ano

Fundado em 1940 em Coimbra por Bissaya Barreto, o Portugal dos Pequenitos é o parque temático «mais antigo do país e certamente um dos mais antigos do mundo».
Representa, de forma pormenorizada e numa escala reduzida, um grande número de elementos da História de Portugal, nomeadamente monumentos, casas regionais, países de expressão portuguesa e os Museus do Traje, da Marinha e do Mobiliário.
Ao comemorar, em 2010, sete décadas de existência, o Portugal dos Pequenitos abre ao público uma réplica da Sala dos Capelos, «um marco evocativo da História de Portugal, nomeadamente das Cortes de Coimbra de 1383», e que copia o espaço nobre da Universidade onde se realizam as cerimónias académicas.
Em conferência de imprensa hoje na réplica da Sala dos Capelos, Lúcia Monteiro, directora deste estabelecimento da Fundação Bissaya Barreto (FBB), revelou que este espaço situado num Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra em ponto pequeno, pode ser visitado a partir de agora, após obras de recuperação.
O programa divulgado hoje compreende visitas guiadas ao parque e aos Museus do Traje e da Marinha, a animação dos espaços construídos com teatro de rua e reconstituições históricas, actividades para as crianças, eventos musicais, workshops temáticos, uma feira do livro infantil, oficinas e mostras etnográficas, entre outras actividades.
Para o período entre 1 a 8 de Junho, em que passam os 70 anos da inauguração do parque temático (a 8 de Junho de 1940), está prevista uma Semana da Criança, com várias iniciativas.
Uma semana solidária, em que o Portugal dos Pequenitos abre as suas portas para as instituições divulgarem a sua missão social, é outra acção programada para a primeira semana de cada mês.
A Festa dos Pequenitos, de 1 a 10 de Julho, e o Natal dos Pequenitos, de Dezembro até aos Reis, são eventos especiais anunciados hoje.
O programa visa «reforçar todo um processo de revitalização e renovação» do parque lúdico, pedagógico e turístico idealizado por Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.
«O desafio é modernizar este fantástico parque, não há nenhum português que não tenha passado por aqui. Tem um enorme capital afectivo. Vamos modernizar sem beliscar», afirmou, por seu turno, o assessor da FBB Ivo Pimentel, ao referir-se ao plano estratégico gizado para o Portugal dos Pequenitos.
Um folheto em português, espanhol e inglês, visitas autónomas ao parque, um novo logótipo e uma nova imagem e um programa destinado às escolas, com visitas, materiais pedagógicos e um concurso nacional, são algumas das inúmeras vertentes divulgadas na sessão.

0 comentários: