VI Encontro sobre Ordens Militares Especialistas internacionais reunidos em Palmela

>> terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cerca de sete dezenas de professores e historiadores internacionais de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo vão estar reunidos em Palmela, entre 10 e 14 de Março, para apresentar os resultados mais recentes da sua investigação, no âmbito das Ordens Militares.

Sob o tema “Freires, Guerreiros, Cavaleiros”, o VI Encontro sobre Ordens Militares, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, permitirá actualizar o conhecimento que temos, hoje, sobre o papel dual destes homens que, um pouco por todo o mundo, se dedicaram, simultaneamente, à fé e à guerra.
Cavaleiros templários, Ordens de Santiago, do Hospital, de Avis ou de Malta, são apenas algumas das faces mais visíveis para o grande público – em especial, através da literatura - de um universo muito mais vasto que influenciou profundamente a História global.
O programa do Encontro integra uma sessão-debate no dia 10, às 19h00, sobre “Ordens Militares e Literatura Actual”, com a presença de historiadores, escritores e editores portugueses e espanhóis. Durante a iniciativa, será, também, apresentado o «Dictionnaire Européen des Ordres Militaires au Moyen Âge”, pelos Professores Doutores Nicole Bériou e Philippe Josserand, coordenadores da obra, que contou com a participação de especialistas portugueses; e será feito o lançamento do livro “Ordens Militares e Religiosidade”, que compila os textos apresentados no 9º Curso sobre Ordens Militares, com apresentação pelo Professor Doutor José Mattoso, a quem é dedicada a edição.
Mesas-redondas, debates, visitas de estudo, animação musical e a assinatura de um conjunto de acordos de colaboração entre o Município de Palmela e vários municípios e instituições com ligações às Ordens Militares em Portugal são mais alguns dos pontos de interesse do programa, que conta com oradores de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Hungria, Brasil e Estados Unidos da América.
Palmela, sede histórica da Ordem de Santiago até à sua extinção no séc. XVIII, continua a afirmar-se enquanto ponto de confluência de investigadores de todo o mundo. O primeiro Encontro sobre Ordens Militares decorreu em 1989 e, desde então, a Câmara Municipal tem promovido vários cursos, encontros e simpósios, dos quais tem resultado uma riquíssima produção bibliográfica. Através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a autarquia continua a promover o incremento e a divulgação da pesquisa das Ordens Militares, profundamente enraizadas na historiografia portuguesa.

Estão abertas, até 31 de Janeiro, inscrições para posters, patentes ao público durante o encontro e com garantia de publicação. A aceitação dos posters é sujeita à análise da Comissão Científica, bem como os respectivos textos para publicação. Os interessados devem enviar o resumo do poster que pretendem apresentar e os seus dados pessoais para o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, Município de Palmela, Largo do Município, 2954-001 Palmela ou através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt. Informações através do telefone 212336640.

0 comentários: