Noticia: Estratégia para o turismo envolve população

>> terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Plano para promover destino de atracçãocientífica, patrimonial e ambiente em discussão pública

Combater a sazonalidade do produto "sol e mar" é o propósito do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho de Sesimbra, que está em discussão pública até ao final do mês. São esperadas sugestões de munícipes e visitantes.
"O que se pretende é atrair a população para a reflexão sobre este trabalho, porque o turismo vai mexer com toda a nossa comunidade", realça a vereadora do Turismo, Felícia Costa, apelando também à participação dos agentes económicos da região.
"É um documento muito importante para o futuro do concelho", justifica também o presidente da autarquia, Augusto Pólvora, esperando entregar em Fevereiro todos os contributos para a conclusão do plano à equipa, pertencente à empresa de consultadoria Augusto Mateus e Associados, que elaborou o documento.
"Sesimbra tem condições óptimas e únicas. Temos uma concentração de bens naturais e patrimoniais que são eles próprios uma atracção turística", reforça a vereadora Felícia Costa, dizendo que o trabalho que está a ser feito visa tornar o concelho "um destino turístico de atracção científica, patrimonial e ambiental".
Aposta na diferenciação
Diferenciação é, aliás, uma das palavras-chave da versão preliminar do plano, que defende a concretização de uma política de marketing concertada para promoção dos produtos ligados ao mar, à serra e ao património.
A abertura do primeiro museu subaquático do país, a aposta no turismo de natureza, com a exploração e fruição do Parque Natural da Arrábida, a criação de um parque temático de arqueologia na Serra do Risco, a requalificação do Cabo Espichel e da Fortaleza de Santiago e a oferta de actividades nas áreas do conhecimento, cultura e inovação são algumas das propostas do plano, que inclui cinco eixos estratégicos de actuação.
A versão, que está disponível para consulta, aponta como prioridade a reabilitação urbana da vila de Sesimbra enquanto "condição base para o desenvolvimento turístico na região", sugerindo a implementação de medidas que fomentem o usufruto do espaço público, o descongestionamento, a qualificação do estabelecimentos comerciais e de restauração e a preservação dos valores ambientais.
Painéis com a descrição das ideias que constam do Plano de Desenvolvimento Turístico do concelho estão expostos na Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, de forma a dar a conhecer os traços gerais do documento. A discussão pública irá terminar no final do mês, com uma sessão de esclarecimento a 28 de Janeiro e um workshop para os agentes económicos no dia 30.
"Espero que até ao final do primeiro trimestre deste ano o trabalho esteja concluído para ser aprovado pela Câmara", diz o edil. "A implementação é imediata", realça, garantindo que "há coisas que já estão no terreno".
No âmbito de uma candidatura apresentada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional para requalificação urbana, irão arrancar em breve as obras de reabilitação da Casa do Bispo e de um edifício histórico que servirá de sede para o Museu Municipal de Sesimbra, bem como uma nova fase do projecto de revitalização de artérias da zona histórica, avançou ao JN o autarca.
Para melhorar o acesso dos veraneantes e dos amantes da náutica de recreio, Augusto Pólvora espera ter pronto até ao Verão um passadiço pedonal sobrelevado em madeira na Praia da Califórnia e um pontão de 40 metros para atracagem de embarcações marítimo-turísticas em frente à Praia do Ouro.

http://jn.sapo.pt

0 comentários: