Noticia: Marvão quer projecto sobre megalítico

>> sábado, 27 de fevereiro de 2010

O presidente da Câmara Municipal de Marvão, Vítor Frutuoso, defendeu hoje a criação de um centro de investigação internacional do Médio Tejo relacionado com o megalitismo, no concelho alentejano.

“Em Marvão, temos muitos monumentos e uma variedade que abrange todas as épocas do megalítico, o que torna esta região muito importante. Por isso, penso que seria pertinente que este passo fosse dado”, disse o autarca, em declarações à agência Lusa.
De acordo com Vítor Frutuoso, a ideia surgiu na sequência de um conjunto de trabalhos sobre o megalítico, desenvolvido por um grupo de arqueólogos nas regiões do Alto Alentejo, pólo Beira Baixa e na região da Extremadura espanhola.

“Os arqueólogos classificaram Marvão como uma região singular na história do megalítico e, por isso, acho que era importante a criação de um centro de investigação internacional do Médio Tejo nesta zona”, sublinhou.

Menir dos Almendres (Alentejo)
Menir dos Almendres (Alentejo)
O autarca disse ainda que “a partir de agora, quero sensibilizar as comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Alentejo e do Centro e a Junta da Extremadura espanhola para desenvolvermos este projecto”.

De acordo com Vítor Frutuoso, após uma análise com vários técnicos sobre o avanço deste projecto, chegou-se também à conclusão que seria “pertinente” distribuir o centro de investigação internacional do Médio Tejo por três regiões, nomeadamente Marvão, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco) e Santiago de Alcântara (Espanha). "Actualmente, há fundos comunitários para o efeito e vamos tentar desenvolver este projecto em conjunto, uma vez que o turismo cultural tem a ganhar com esta iniciativa”, assegurou.

O município de Marvão está a reunir um conjunto de dados, elaborados por um grupo de arqueólogos, para que, em breve, possa ser apresentada uma proposta concreta às diversas entidades decisoras. O autarca considerou ainda que seria “importante” que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) viesse a dar apoio a este projecto.

Nesse sentido, o autarca de Marvão adiantou que vai solicitar uma reunião aos responsáveis da FCT com o objectivo de os “sensibilizar” para a realização do projecto que envolve duas regiões do interior de Portugal e uma do interior de Espanha.

0 comentários: