Noticia: Mil achados arqueológicos continuam à espera depois de 14 milhões gastos em escavações

>> sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os trabalhos arqueológicos realizados ao abrigo do projecto Alqueva e da construção da barragem custaram 14 milhões de euros, mas os quase 1000 vestígios recolhidos continuam fechados em contentores, à espera que haja condições que permitam o seu estudo e a sua divulgação científica.Foi um trabalho laborioso, efectuado ao longo de sete anos, entre 2002 e 2009, e que incidiu no território onde a barragem de Alqueva foi construída, no que ficou submerso pela água da albufeira e na área onde foram instalados blocos de rega (albufeiras e sistema de canais). Uma tarefa sem paralelo, segundo o arqueólogo Samuel Melro, do Igespar, que salientou, anteontem, em Castro Verde que "a arqueologia deve muito a Alqueva".
Este responsável falava no quarto colóquio de arqueologia do Alqueva, que termina hoje naquela localidade, tendo acrescentado que "resta saber até que ponto a arqueologia ficou refém das obras". Isto porque depois do forte investimento na barragem e de 14 milhões de euros gastos em escavações - segundo o montante referido por Miguel Martinho, técnico da empresa que gere este empreendimento - ainda não houve capacidade para dar sequência aos quase 1000 achados arqueológicos que foram identificados naquela região.
O material recolhido enche centenas de contentores à espera que haja condições que concretizem o seu "estudo e divulgação científica", observou António Carlos Silva, coordenador dos trabalhos arqueológicos de Alqueva entre 1996 e 2002.
O impacto deste tipo de intervenção tem sofrido as inconveniências associadas à instalação do empreendimento hidro-agrícola. Miguel Martinho destaca a quantidade de obras que ocorrem em simultâneo. "Em em 2009 havia mais de 20 empreitadas a decorrerem ao mesmo tempo" salienta. E foi neste enorme estaleiro de obras que os arqueólogos tiveram de gerir uma espécie de jogo de batalha naval, com a execução das sondagens no terreno partilhado com os trabalhos de construção dos canais de rega.
Durante os três dias do colóquio foram apresentados os resultados de cerca de 30 trabalhos de pesquisa arqueológica realizados sobre a Pré-História Recente, Proto-História, Época Romana e Tardo-Romana Medieval na área destinada ao plano de rega, que inclui 110 mil blocos de rega.

http://jornal.publico.clix.pt 

0 comentários: