Noticia: Espólio de geógrafo Orlando Ribeiro na Biblioteca Nacional

>> segunda-feira, 22 de março de 2010

Instituição compromete-se a tratar dos documentos num espaço mínimo de dez anos

A digitalização integral dos 24 cadernos de viagem do geógrafo Orlando Ribeiro é um dos objectivos da Biblioteca Nacional (BNP), que hoje assinou o Termo de Depósito do espólio do investigador.

Jorge Couto, director da BNP, afirmou à Lusa que os 24 cadernos de viagem do geógrafo estarão totalmente digitalizados e disponibilizados on-line “antes do final do ano”.

“Trata-se de cadernos de viagem preciosos com esboços das paisagens que visitou e numerosas anotações, tanto de Portugal como do seu antigo Império Ultramarino”
, explica.
Além dos 24 cadernos de viagem, a BNP “recebe em depósito” a larga correspondência de Orlando Ribeiro e manuscritos vários, nomeadamente das suas obras. Todo o espólio por decisão testamentária do geógrafo falecido em 1997 é propriedade do Centro de Estudos Geográficos (CEG), que fundou na Faculdade de Letras de Lisboa, onde foi professor.

Todavia – explicou Jorge Couto – CEG e os outros testamentários, a viúva Suzanne Daveau e o filho António Ribeiro, consideraram que este espólio deve ser tratado e estar à guarda da BNP, onde integrará o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. A Biblioteca Nacional irá acolher o espólio e tratá-lo por um período mínimo de dez anos, referiu o responsável.

Biblioteca de Orlando Ribeiro tem 14 mil títulos
Biblioteca de Orlando Ribeiro tem 14 mil títulos
Relativamente à “larga correspondência, por envolver pessoas ainda vivas, não será digitalizada para já, apenas tratada e acomodada”, disse. Orlando Ribeiro, nascido em Lisboa, em 1911, “é uma personalidade fundamental da cultura portuguesa, tendo renovado a investigação e o ensino da Geografia em Portugal onde deixou um marca através da escola de geógrafos de elevado gabarito, e a fundação do CEG”, disse Couto.

“Orlando Ribeiro procurou estabelecer a ponte na Universidade de Lisboa, entre as áreas científicas e a área das humanidades”, realçou Jorge Couto, que o conheceu como professor na Faculdade de Letras de Lisboa. Couto recordou “a memorável sessão de jubilação” de Orlando Ribeiro que definiu como “um geógrafo-escritor”.

Paralelamente à assinatura do termo de depósito do espólio foi inaugurada uma mostra sobre Orlando Ribeiro que poderá ser visitada, na área de referência da Biblioteca, até 30 de Abril.

http://www.cienciahoje.pt 

0 comentários: