Noticia: Museu Municipal assinalou 1.º aniversário e está nomeado para o prémio do Museu Europeu do ano (EMYA 2010)

>> domingo, 28 de março de 2010

O Museu Municipal de Penafiel assinala o seu primeiro aniversário. A provar a excelência do espaço está o facto de, em apenas um ano, ter ficado entre os cinco finalistas dos Prémios Turismo de Portugal 2010, na categoria de Novo Projecto Público; ter conquistado o 1.º prémio na categoria de Projecto Urbano-Cultura, do Jornal Planeamento e Cidades; ser candidato ao Prémio do Museu do Ano 2010, da Associação Portuguesa de Museologia; e estar ainda nomeado para o prémio internacional, EMYA 2010 do European Museum Fórum.
 

O Museu Municipal de Penafiel está instalado no remodelado palacete setecentista dos Pereira do Lago, que constituiu a última grande obra do arquitecto Fernando Távora, entretanto falecido, "onde a história e as tradições se cruzam em cada espaço de mão dada com a modernidade e onde a preservação da memória se sente e se respira em todos os cantos", refere a autarquia.

As distinções alcançadas, defende ainda o município, compreendem-se "pela qualidade do espaço e do património exposto que revelam de forma apaixonante a história do concelho desde os tempos mais remotos, estando reunido um espólio arqueológico, etnográfico e histórico da região do Sousa e Tâmega". O sucesso, acreditam, pode ser comprovado pelas cerca de 23 mil pessoas que visitaram o museu neste seu primeiro ano de vida.

Para Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, "visitar este Museu é uma experiência singular e extraordinária, sendo esta a razão do seu reconhecimento nacional e internacional, e do número crescente dos seus visitantes. É também um exemplo de como a cultura pode estar ao serviço do desenvolvimento de um território".

Museu em números
- Recebeu cerca de 23 mil visitantes.
- Destes cerca de sete mil vieram integrados em grupos escolares.
- Duas mil vieram integradas em grupos turísticos, predominantemente nacionais.
- Realizaram-se mais de 360 visitas guiadas.
- Realizou duas exposições temporárias:
 - Museu Municipal de Penafiel: Projecto e Obra (Março a Outubro/2009)
 - Rui Aguiar, uma antologia (Novembro/2009 a Abril/2010)


http://www.verdadeiroolhar.pt

0 comentários: