Noticia: Museu Nacional da Música sai de Lisboa e vai para Évora em 2014

>> quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Museu Nacional da Música vai sair das actuais instalações, localizadas na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, e passará para o Convento de São Bento de Cástris, em Évora.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, durante uma deslocação ao Museu Rainha D. Leonor/Museu Regional de Beja. Summavielle revelou que a transferência será feita de forma faseada, num processo que demorará quatro anos.

Com um espólio "ímpar" em termos europeus, o Museu Nacional da Música está a funcionar, desde 1994, "em instalações do Metro de Lisboa, com um contrato precário e onde nunca teve oportunidade, à semelhança de outros museus nacionais, de mostrar o seu acervo", lembrou.

A directora regional da Cultura do Alentejo, Aurora Carapinha, considera a decisão "uma vitória". "É uma grande oportunidade que não pode ser desperdiçada, exigindo-se, por isso, um esforço de todos para que ela se realize", frisou.

O Convento de São Bento de Cástris necessita de obras. É o mais antigo mosteiro feminino a sul do país. "Todos nós sabemos que o monumento está devoluto", reconheceu a directora, acrescentando, contudo, haver programas adequados para a realização de uma intervenção naquele edifício.

0 comentários: