Noticia: Recuperação de castro será feita por 20 jovens - Vila Nova de Famalicão

>> quarta-feira, 19 de maio de 2010

A requalificação do Castro das Eiras, em Pousada de Saramagos, Famalicão, arranca este Verão. Um campo de trabalho internacional marca o início do projecto, que contempla também a recuperação do balneário, onde estava a Pedra Formosa.
"É um intercâmbio cultural que está a ser desenvolvido pela Yuppie e os serviços da Educação da Câmara de Vila Nova de Famalicão. Vamos acolher 20 jovens num programa internacional de ocupação de tempos livres", explicou Felisbela Leite, responsável pelos serviços de Arqueologia da Autarquia famalicense.
Existem "muitos espaços arqueológicos" no concelho onde, segundo a arqueóloga, se vai fazendo a manutenção. "Tentamos tornar todos os sítios em que fizémos intervenções arqueológicas visitáveis", aponta.
Felisbela Leite enumera vários locais como o Castro das Eiras, o Castro das Ermidas, em Jesufrei (onde decorrem trabalhos), a Estação Arqueológica de Perrelos, em Delães assim como os povoados nos montes de Vermoim.
Recentemente, foi descoberto um fosso de fundição de sinos, em Requião, onde está a ser construído o Centro Social e Paroquial da freguesia. "Não existem muitos fossos deste género, quer a nível nacional quer ao nível internacional. Daí, ser um achado importante", adiantou a arqueóloga, notando também que foi o primeiro encontrado no concelho.
Importante parte da história
Felisbela Leite sublinha que este achado vem colmatar uma "importante parte da história". "São estruturas difíceis de detectar e tivemos sorte em encontrar esta", relata.
Entretanto, a obra do centro social foi "ligeiramente alterada" e os vestígios retirados do local. Agora, far-se-á um molde do fosso. Segundo refere a especialista há ainda "muito por descobrir" em Vila Nova de Famalicão, mas é "humanamente impossível" realizar escavações em todos os locais. "Nem que tivéssemos todo o Portugal a trabalhar", graceja, acrescentando que a carta arqueológica do concelho é constantemente actualizada.
Emergências dão trabalho
De resto, Felisbela Leite salienta que têm andado a trabalhar no projecto de recuperação do Castro das Eiras e na Estação de Perrelos. "Mas o que nos tem dado mais trabalho são as emergências pois, a cada passos, são descobertos novos vestígios", afirmou. A arqueóloga dá como exemplo o Castro das Ermidas, em Jesufrei.
Nos vários locais com vestígios arqueológicos espalhados pelo concelho de Vila Nova de Famalicão existem placas identificativas com uma pequena explicação sobre o sítio em causa.

http://jn.sapo.pt/ 

0 comentários: