Noticia: Descoberto povoado do Calcolítico

>> domingo, 4 de julho de 2010

Arqueólogos da Câmara do Sabugal concluíram as escavações de um “importante” povoado do período do Calcolítico descoberto no sítio do Alto de Santa Bárbara, em Aldeia da Ponte, naquele concelho.
Segundo Marcos Osório, coordenador do Gabinete de Arqueologia da Câmara do Sabugal, as prospecções arqueológicas realizadas entre Fevereiro de 2009 e Maio deste ano, no local onde vai ser construída uma moradia, revelaram um sítio arqueológico “muito importante na região”.
Segundo o responsável, a intervenção incidiu num terreno de 1200 metros quadrados mas “ela corresponderá, muito provavelmente, a um décimo da área total do povoado”, admitindo que “há muito mais para ser escavado naquele sítio”. “Sendo um povoado tão grande e tão rico em estruturas e materiais, é, por si só, já um sítio arqueológico muito importante na região”, admitiu.
O arqueólogo disse que “não era conhecido na Beira Interior um povoado de fossas destas dimensões, com fosso defensivo” e que “os paralelos mais próximos conhecidos encontram-se no Alentejo e na região de Madrid (Espanha)”.
Osório contou que, inicialmente, os trabalhos arqueológicos detetaram “uma variedade de manchas de terra escura no meio do saibro, de tendência circular ou criando grandes alinhamentos, associadas a empedrados”. “Estas manchas de terra escura correspondiam aos entulhos e enchimentos que preenchiam uma diversidade muito complexa de fossas, valas e buracos abertos na rocha granítica”, disse.
Acrescentou que depois de retirado o recheio das cavidades, foram identificadas 14 distintas estruturas negativas, algumas com dois metros de diâmetro, outras com seis, e um fosso com cerca de 25 metros de extensão.
http://jn.sapo.pt 

0 comentários: