Noticia: Graça Moura defende prioridade para recuperação do património no Orçamento do Estado para 2011

>> domingo, 5 de setembro de 2010

O escritor e antigo eurodeputado social-democrata Vasco Graça Moura defendeu hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2011 deveria contemplar como prioridade, na área da Cultura, a recuperação de património.

“[O orçamento deveria incluir] Meios que permitissem fazer face à recuperação do património que se encontra num estado vergonhoso de degradação. Por património não entendo apenas os chamados monumentos, o património edificado, mas todo o património material e imaterial que se está a degradar no nosso país de uma maneira altamente preocupante”, disse Graça Moura à Lusa.
Inquirido sobre duas medidas concretas que gostava que constassem do próximo OE, o escritor apontou “por exemplo, a recuperação de exemplares de edições portuguesas antigas e de manuscritos que se encontram nos nossos arquivos e bibliotecas, alguns dos quais estão a ameaçar a degradação total, como disse”.
“E, em relação aos monumentos -prosseguiu - recuperar aqueles que estão a ameaçar mais degradação, a que se torna necessário acorrer. É claro que não tenho agora aqui uma lista... Estas parecem-me as coisas mais importantes”.
Sobre o que foi feito este ano na área da cultura e o que de mais importante ficou por fazer, Vasco Graça Moura comentou que não viu fazer “rigorosamente nada”.
“Não dei por que alguma coisa tivesse acontecido na área da cultura, a não ser uma degradação cada vez maior. De maneira que suponho que está tudo por fazer”, concluiu. 

0 comentários: