Noticia: Mais de 30 igrejas portuguesas e espanholas vão ser restauradas

>> quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais de trinta igrejas de Portugal e Espanha vão ser intervencionadas no âmbito de uma parceria ibérica apontada como “o mais ambicioso projecto de restauro de património românico”, divulgou hoje o Ministério da Cultura.

O projecto envolve o Ministério da Cultura de Portugal, a Junta de Castela e Leão, em Espanha, e a fundação espanhola Iberdrola, que vão formalizar, quarta-feira, em Bragança, o protocolo de colaboração.

A fundação Iberdrola, pertencente à eléctrica espanhola, é a mecenas do projecto “Plano de Restauro do Românico Atlântico - Norte de Portugal e Castela e Leão” que “representa um investimento avultado de vários milhões de euros”, de acordo com a fonte.

Esta parceria vai permitir “o restauro de um importante conjunto de igrejas românicas situadas na área de influência dos rios Tâmega e Douro, no Norte de Portugal, bem como um conjunto de outros restauros de igrejas do mesmo tipo em Castela e Leão, concretamente nas províncias de Salamanca e Zamora”.

Segundo os promotores, além da recuperação do património artístico e cultural, o projecto “actuará também como dinamizador socioeconómico e como motor das relações transfronteiriças entre os dois países”.

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, estará presente na assinatura do acordo de colaboração, assim como o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, o presidente da Junta de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, e o presidente da Fundação Iberdrola, Manuel Marín.

A cerimónia decorrerá num monumento emblemático de Bragança, e único na Península Ibérica, a Domus Municipalis, junto ao castelo da cidade fronteiriça. O monumento do século XII, de arquitectura românica e com a forma de um pentágono, foi alvo recentemente de obras, aguardadas há anos, graças também a uma parceria entre portugueses e espanhóis. 

0 comentários: