Noticia: Núcleo de Arqueologia abriu em Castelo de Neiva

>> domingo, 2 de janeiro de 2011

Trata-se de um espaço situado no centro cívico da freguesia, onde existe já um núcleo dedicado ao sargaço, e que reúne e espólio de história material daquela freguesia, nomeadamente dois capacetes e copos em bronze e uma moeda do tempo do imperador Augusto.
O novo espaço, que integra uma rede municipal, inclui achados arqueológicos do Castro de Moldes, um povoado da Idade do Ferro localizado numa zona sobranceira ao rio Neiva e que teve o seu apogeu entre o século I A.C. e I D.C, época ilustrada no núcleo museológico.

Neste núcleo podem ser encontradas peças que estavam a aguardar musealização há mais de três décadas e que foram agora adquiridas pela Câmara Municipal, como são dois capacetes e copos de bronze e ainda uma moeda do tempo do imperador Augusto. No espaço pode ainda ser percepcionada uma forte componente de informação, com destaque para a forma de vida na Idade Média na freguesia, com alusões ao pão, aos teares e ainda ao vinho e à Rota de Santiago de Compostela.

Rede de núcleos museológicos

A intenção da Câmara é potenciar turisticamente este núcleo e consolidar igualmente a Rede de Núcleos Museológicos, que integram a Casa dos Nichos, os 14 Moinhos de Água da Montaria, os Moinhos de Vento de Montedor (onde está o único moinho de velas trapezoidais de madeira em funcionamento no país), o Museu do Pão de Outeiro, o Núcleo Arqueológico de Santa Maria de Geraz do Lima, o Museu dos Carros de Cavalos em Santa Leocádia, o Museu da Fábrica de Louça de Viana, o Museu de Arte da Marioneta, o Museu Agro-Marítimo de Carreço, o Núcleo Museológico da Igreja das Almas, o Núcleo Museológico de Lanheses e ainda os Núcleos do Sargaço em Castelo de Neiva e o da Escola de S. Gil, em Perre.
Para breve, está também programado o Núcleo Museológico de Darque, dedicado ao Rio Lima e a situar no centro da vila.

0 comentários: