Noticia: Associação Hera junta religiões no Museu de Faro

>> segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Associação para a Valorizarão e Promoção do Património (Hera) volta ao espaço do Museu Municipal de Faro, no dia 11 de Dezembro, para debater a História e a Multiculturalidade na região.
Para isso, a associação vai reunir no mesmo espaço o director do Centro Judaico de Faro Ralf Pinto, o membro do gabinete de informação da diocese do Algarve – o padre Miguel Neto - e o representante da comunidade islâmica no Algarve Radhouan Ben-Hamadou.

De forma a enquadrar o tema, as intervenções serão antecedidas por duas comunicações sobre o diálogo intercultural, a cargo do chefe de gabinete do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural Duarte Mendes e da antropóloga Sara Ferreira.

Segundo o director da associação Hera Fabio Carbone, a conferência pretende mostrar o que acontece em Portugal quando duas culturas se encontram, fazendo, sempre que possível, uma ponte entre o passado e o presente.

«Numa outra vertente, pretendemos avaliar qual é o nível de diálogo existente entre estas três comunidades e perceber como, ao longo da história, diferentes credos correspondem a diferentes manifestações de cultura», prosseguiu o responsável da Hera ao «barlavento».

Integrada no Programa Paideia, esta é segunda de um ciclo de quatro conferências que visam dar a conhecer o tema do multiculturalismo a partir da valorização do património histórico, arqueológico e cultural do Algarve.

A conferência «História e Multiculturalidade» tem início às 9h30 e a entrada é livre.

0 comentários: