Noticia: Museu do Oriente considerado o melhor de Portugal

>> quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Na cerimónia realizada no Museu do Neo-Realismo, com a presença do secretário de Estado da Cultura Elísio Summavielle, foram entregues dez galardões, entre eles, pela primeira vez o de Inovação e de Criatividade. 
 
O Prémio de Inovação e Criatividade foi para o Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM). 
 
O Museu do Oriente, localizado em Alcântara-Mar, recebeu o Prémio Melhor Museu Português, tendo nesta categoria recebido menções honrosas o Museu do Fado, também em Lisboa, o Museu de Portimão, e o Museu da Escrita do Sudoeste, inaugurado em 2007 Almodôvar. 
 
"Os anos de exílio da Rainha Dª Amélia" recebeu o Prémio para a Melhor Exposição. Esta mostra esteve patente na Casa-Museu José Anastácio Gonçalves, em Lisboa. 
 
As exposições "São Pedro entre o céu e a terra" organizada pelo Museu de Coruche, e "Trajes vestidos em Cabeceiras de Basto" que esteve patente no Museu das Terras de Basto instalado na antiga estação ferroviária de Cabeceiras de Basto. 
 
O Prémio Melhor Serviços de Extensão Cultural foi entregue ex-aequo ao Museu Móvel Carlos Machado (Ponta Delgada) e ao Museu da Farmácia (Lisboa).
 
As respectivas Menções Honrosas distinguem o Museu de Papel Moeda da Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, o Museu do Canteiro em Alcains e o Mosteiro de Alcobaça. 
 
O catálogo do Museu de S. Roque, em Lisboa, recebeu o Prémio para o Melhor Catálogo, enquanto o Museu Municipal de Tavira. 
 
O Prémio para o Melhor Trabalho sobre Museologia foi para a tese de doutoramento de Ana Delicado, intitulada "A musealização da ciência em Portugal". Nesta categoria, os "Cadernos Museu" do Museu da Pólvora Negra, em Barcarena (Oeiras), a revista "Códice" da Fundação Portuguesa de Comunicações receberam menções honrosas, bem como a revista "Musa. Museus, Arqueologia e Outros Patrimónios", editada pela Câmara de Sesimbra, a Assembleia Distrital de Setúbal/Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal e pelo Fórum Inter-museus do Distrito de Setúbal. 
 
O Prémio Melhor "Site" foi para o sítio do Instituto de Museus e Conservação ex-aequo com o Museu do Mar D. Carlos, em Cascais. As menções honrosas distinguiram os sítios na Internet do Museu do Douro em Peso da Régua, e do Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, em Porto de Mós.
 
O Prémio Melhor Comunicação On-Line foi atribuído aos blogs http://nomundodosmuseus.wordpress.com/ e http://museologiaporto.ning.com/
 
O jornal Público e o programa "Câmara Clara" liderado pela jornalista Paula Moura Pinheiro receberam ex-aequo o Prémio para o Melhor Trabalho Jornalístico. Nesta categoria o suplemento S do jornal Portal do Algarve recebeu a Menção Honrosa. 
 
A museóloga Natália Correia Guedes foi eleita por unanimidade personalidade do ano pela APCOM.
 
Para o próximo ano, João Neto da APCOM anunciou três novas categorias: Melhor Aplicação Multimédia; Melhor Intervenção de Conservação e Restauro, e Melhor Museografia.

0 comentários: