Noticia: Extensão do Vale do Côa foi integrada na lista do património mundial da UNESCO

>> sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A extensão do Vale do Côa, Sierra Verde, em Espanha, foi inscrita na lista de património mundial segundo uma decisão do Comité do Património Mundial da UNESCO.

O Comité do Património Mundial da Unesco classificou 21 novos sítios no decorrer da 34ª sessão da organização,  em Brasília. A lista que saiu da reunião, que começou no passado dia 25 de Julho e foi dirigida pelo ministro brasileiro da Cultura, Juca Ferreira, contempla 15 sítios culturais, cinco naturais e um misto.
O comité aprovou também a extensão de sete sítios que já estavam na lista dos bens de valor universal excepcional, um dos quais é a zona de arte rupestre de Siega Verde, em Espanha, na contiguidade com o Parque Arqueológico do Vale do Côa, o que vem reforçar a visibilidade internacional do sítio português.
A estação rupestre de Siega Verde - de Sega (Ceifa) situa-se junto ao rio Águeda, um afluente do Douro, a poucos quilómetros da fronteira portuguesa de Vilar Formoso, em Villar de la Yegua, Salamanca.
94 painéis espalhados por 15 quilómetros, com mais de 500 representações de animais e alguns signos esquemáticos foram descobertos no final dos anos oitenta. As semelhanças com as gravuras de Foz Côa permitiram assegurar que as gravuras de Siega Verde foram realizadas pelos homens do Paleolítico Superior, entre 20 mil e 12 mil anos antes da nossa era, contemporâneas das do Côa.

0 comentários: